Por solicitação das entidades organizadoras, respondemos ao desafio de criar as condições adequadas para realização desta sessão.
Na manhã do dia 27 de março, no auditório Américo Gonçalves, realizaram-se dois encontros, um às 10:25 e outro às 11:25, que assentaram fundamentalmente na exibição de alguns filmes vencedores do prémio “Mário Ruivo” (https://www.premiomarioruivo.pt/), seguida de troca de impressões sobre a temática subjacente - «O Oceano e as alterações climáticas» -, dinamizada pelo Prof. Sérgio Leandro, diretor da ESTM e antigo aluno desta escola, e pela Dr.ª Maria João Ferreira, da DGPM - Direção-Geral de Política do Mar.
No primeiro momento, participaram várias turmas, ficando o auditório repleto. Seguiu-se a participação da turma 10.º AV. Em qualquer das sessões foram notórios o interesse e a atenção dos jovens participantes. Se na sessão inicial a abordagem abrangeu as várias problemáticas associadas aos oceanos, com o 10.º AV a dinâmica fez-se sobretudo pela componente estética. Os palestrantes incentivaram os alunos da escola a concorrer no próximo certame.
As outras entidades organizadoras também se fizeram representar, o Município de Peniche pela Dr.ª Carla Delgado, e o Centro de Alto Rendimento de Surf, por Paulo Ferreira.
Numa Escola Azul fica sempre bem o Oceans Film Festival.
Fazemos um balanço muito positivo da iniciativa, agradecendo a todos os que de alguma forma contribuíram para a concretização do evento. O apoio da direção da ESP foi também fundamental para se alcançarem os objetivos propostos.
Maria José Gonçalves (Biblioteca) e Francisco Félix (Escola Azul e Eco-Escolas)