Como sabe bem um cantinho à beira-mar!

 

Na disciplina de Área e Estudo da Comunidade, onde os alunos do Curso Profissional de Animador sociocultural abordam a multiculturalidade, aconteceu uma aula diferente.

Tendo em conta a quantidade crescente de estrangeiros que residem na nossa cidade, e que procuraram na nossa escola aprender o Português Língua de Acolhimento em horário pós-laboral, como forma de integração e aproximação à comunidade, foi lançado um repto ao professor João Moreira: trazer alguns imigrantes à sala de aula para partilharem as suas diferenças e similitudes com a nossa cultura.

Nesta partilha de experiências e vivências, os alunos tiveram oportunidade de colocar diversas questões aos convidados, nomeadamente: as razões da sua escolha para viver na nossa cidade, principais dificuldades encontradas, preferências, grau de expectativa, aspetos culturais aportados, entre outras.

Este encontro de culturas e gerações, estas lições de vida, constituíram uma mais-valia, também pela reciprocidade linguística contagiante ao longo de toda a sessão.

Obrigada professor João Moreira.

Célia Francisco

 

emigrantes1

 

emigrantes2

 

 

© 2023 - Escola Secundária de Peniche