| Curso de Línguas e Humanidades |
O Curso de Línguas e Humanidades tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem o estabelecimento de relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve, o desenvolvimento das competências linguística e comunicativa, a capacidade de reflexão sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras, apreciar a literatura, reconhecendo-lhe a sua função de valorização social, cultural, pessoal e ética.
Este curso permite compreender conceitos essenciais das ciências sociais e humanas, aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço, desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais, adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da sociedade contemporânea, conhecer obras/autores representativos da cultura literária portuguesa, consolidar hábitos de escrita e leitura relativamente a diferentes tipos de texto, com relevo para o texto literário, levando os alunos a desenvolver sentido crítico, a reconhecer valores culturais, históricos, estéticos, políticos e sociais e a compreender o significado dessas influências sobre a escrita e o leitor e a relacionar aspetos relevantes das língua e cultura portuguesas com outras línguas e culturas.
Formação Geral
(Comum a todos os cursos)

Formação Específica
No 10.º ano, o aluno dá início, obrigatoriamente, à frequência de duas disciplinas bienais da formação específica, a escolher de um conjunto definido para cada curso.
a) Carga horária organizada em períodos de 50 minutos.
b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.
c) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
d) e e) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de Opções d).
e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.
f) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa.
Exemplos de saídas profissionais
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Área de Direito, Ciências Sociais e Humanidades
Área de Ciências da Educação
Área do Turismo
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