"O Desporto Escolar visa estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa."
Horário
Modalidades
> Badminton
"O Badminton é uma modalidade de raquete praticada individualmente ou em pares, sendo disputado num court por dois ou quatro jogadores (singulares ou pares, respetivamente).
O objetivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário e impedir que o volante toque no seu próprio campo.
A leveza da raquete e o formato do volante fazem com que seja um jogo muito rápido e de movimentos explosivos. O jogo é ganho pelo jogador ou equipa que conseguir vencer dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipa que atingir primeiro os 21 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos.
O jogo, que nasceu na Índia, em 2000 a.C., foi conquistando cada vez mais praticantes. Nesta altura há 152 países filiados na Federação Internacional de Badminton. A 1 de julho de 1954 foi criada a Federação Portuguesa de Badminton."
> Boccia
"Oriundo das civilizações gregas e romanas, o Boccia tornou-se numa modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque. Foi inicialmente uma modalidade exclusivamente para pessoas com paralisia cerebral sendo, a partir dos Jogos Paralímpicos de 2004, aberta a outras deficiências motoras. O Boccia chegou a Portugal em 1983, tendo no ano seguinte o país conquistado uma medalha de ouro nos Jogos de Nova Iorque. É um desporto de precisão, praticado num espaço interior, em que são lançadas bolas, seis de cor azul e seis de cor vermelha, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “bola alvo”. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio (calha/rampa), para atletas com grande comprometimento motor. Esta modalidade pode ser disputada de forma individual, pares ou por equipas. No Desporto Escolar, a modalidade apresenta algumas diferenças relativamente ao sistema federado. É uma modalidade mista e sem escalões e, aplicando o princípio da inclusão inversa, é possível aos alunos sem qualquer limitação funcional, praticar e competir nesta modalidade, assegurando a equidade/justiça desportiva."
> Multiatividades de Ar Livre
"Modalidade inserida no Programa do Desporto Escolar que se caracteriza pela prática de várias atividades de aventura e exploração da natureza, tais como Escalada, Canoagem, BTT, Tiro com Arco, Manobra com Cordas e Jogos de Dinâmica de Grupo, tendo como base um percurso de Orientação. O principal objetivo das MAAL é promover o trabalho em equipa e desenvolver as atividades referidas, praticando-as ao ar livre, preferencialmente em meio natural, sendo assim fundamental o respeito pelo meio ambiente e uma atitude pró ativa na sua preservação."
> Surf e Bodyboard
"O surf é uma prática desportiva efetuada na superfície da água, considerado desporto radical e caracterizado pelo grau de dificuldade dos movimentos executados pelo surfista ao deslizar em pé na prancha de surf.
A origem deste desporto é atribuída aos povos peruanos e polinésios. A prática de deslizar sobre as ondas há muito tempo que já era conhecida pelos povos polinésios, que povoaram grande parte das ilhas do Oceano Pacífico, além do litoral pacífico das Américas. Os primeiros relatos de surf referem que a modalidade foi introduzida no Havai pelo rei polinésio Tahíto. Outros relatos dão conta de que, muito antes dos havaianos, antigos povos peruanos já utilizavam de uma espécie de canoa para deslizar sobre as ondas.
O reconhecimento mundial da modalidade veio com o campeão olímpico de natação e pai do surf moderno: o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e, desse modo, passou a ser o maior promotor do surf no mundo. Com isso, o arquipélago do Havai, tal como os desportos lá praticados, passaram a ser reconhecidos internacionalmente."
> Ténis de mesa
"Sem grande certeza quanto à origem do Ténis de Mesa, crê-se que tenha surgido no final do século XIX, na alta sociedade inglesa, como alternativa ao Ténis quando este, por condições climatéricas, não se podia praticar.
Começou por ser chamado “ping – pong” devido ao consecutivo bater da bola na raqueta e na mesa de jogo, e tornou-se popular nos grandes salões, onde se reunia a mais alta sociedade inglesa, vestida a rigor para a disputa de sucessivas partidas.
Os primeiros Opens de que há registo surgem no início do século XX (1901), naturalmente ainda em Inglaterra, com a participação de mais de cem jogadores, todos súbitos de Sua Majestade. "
> Voleibol
"O voleibol nasceu em 1895, através do americano William C. Morgan, quando lhe solicitaram a criação de um jogo que pudesse ser jogado pelos mais velhos, menos cansativo que o basquetebol. A primeira bola usada no voleibol (câmara de bola de basquetebol) era muito pesada, e, por este motivo, Morgan solicitou à firma A. G. Stalding & Brothers a fabricação de uma bola apropriada para o referido desporto. A citada firma, após várias experiências, acabou por satisfazer as exigências feitas por Morgan.
Depois da primeira demonstração do jogo, o voleibol espalhou-se por Springfield e por outras cidades de Massachusetts e Nova Inglaterra."